Início Cultura SML, evento que celebra Monteiro Lobato, será realizado de 16 a 22...

SML, evento que celebra Monteiro Lobato, será realizado de 16 a 22 de abril no Taubaté Shopping

33
0
COMPARTILHAR

A SML, evento da Semana Monteiro Lobato, terá sua terceira edição realizada de 16 a 22 de abril na Praça de eventos do Taubaté Shopping.

Com o intuito de aproximar o público do universo literário, a SML contará com uma programação multicultural com exposições, lançamento de livros, painéis e bate-papos, que terão a participação de um variado time de autores best-sellers e nomes respeitados da literatura brasileira e internacional.

Entre os convidados desta edição estão Pedro Bandeira, Roger Mello, José Carlos Sebe, Affonso Solano, Juca Kfouri, Vladimir Saccheta, Felipe Castilho, Kiusam Oliveira, Chandramukha Swami, Guto Domingues, Wilson Gorj, Tonho França, Alexandre Barbosa, Joaquim Maria Botelho, Zenilda Lua, Tiago Feijó, Wagner Fernandes Fonseca, Idalina Sabadine, Junia Botelho, Diego Amaro, Thunder Dellu, Mari Maria, Pam Gonçalves, Babi Dewet e Vitor Martins.

A edição deste ano celebrará o centenário de Urupês, obra que revolucionou o mercado editorial brasileiro.

A abertura oficial será no dia 16 de abril, às 20h, e contará com a presença de Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o lançamento do programa integração Brasil-Índia.

No dia 17, às 20h, o evento conta com a participação do escritor indiano Chandramukha Swami com a palestra “Bondade como estilo de vida”.

No dia 18, data que se celebra o nascimento de Monteiro Lobato, a programação será dedicada a ele com as palestras “Centenário do Urupês” com Vladimir Saccheta, às 19h, e “Cem anos do saci” com José Carlos Sebe, às 20h.

Dando início às atividades do palco, às 18h, haverá a mesa “Manual prático de sobrevivência literária” com Joaquim Maria Botelho, Zenilda Lua e Tiago Feijó.

No dia 19, às 18h, Guto Domingues, Wilson Gorj e Tonho França discutem a literatura regional, na sequência, às 20h, a escritora Kiusam de Oliveira participará do painel “Meu CorpObra basta: Tensionando as Estruturas Brancocêntricas através da Literatura Negra do Encantamento”.

No dia 20, às 19h, o jornalista Juca Kfouri participa de bate-papo, seguido de sessão de autógrafos do livro “Confesso que perdi. Memórias”, sua autobiografia.

No dia 21, a programação conta, às 12h, com sarau promovido pela Casa Ruth Guimarães; às 14h, um bate-papo com Roger Mello; às 16h, encontro com o escritor Pedro Bandeira; às 18h, painel com Pam Gonçalves, Babi Dewet e Vitor Martins; e, às 20h, mesa com os escritores Diego Amaro, Thunder Dellu e Sonia Gabriel.

O último dia da programação (22), começará às 11h com sessão de cinema especial Turma da Mônica; às 14h tem painel com os criadores de “Ordem Vermelha” – livro de fantasia lançado na CCXP 2017; às 16h, bate-papo com Affonso Solano; e, às 18h, lançamento do livro da influencer de beleza Mari Maria.

A sessão de autógrafos com os autores será mediante distribuição de senha.

Todos os dias, das 10h às 22h, haverá atividades na Praça Literária, do Coletivo Editorial, no espaço Zumbi dos Palmares e no Jeca´s Alley, espaço do CCAA, para pequenos leitores que contará com a exposição “Mr. Lobato by himself”. A Alameda das Letras conta com escritores e editoras da Região Metropolitana do Vale e a exposição “Donas da Rua da História”, além de sessão de cinema especial Turma da Mônica, da Mauricio de Sousa Produções.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A edição 2018 da SML é realizada pelo Taubaté Shopping, Almanaque Urupês e Livraria Leitura e conta com o apoio do CCAA Taubaté, World Study, Ibis Styles Hotel, Volkswagem do Brasil, Moviecom Cinemas, Coletivo Editorial, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Anhanguera, Prefeitura de Taubaté, Instituto Pró-Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

A SML tem como missão renovar a figura do escritor Monteiro Lobato para novas gerações, despertar e fomentar o hábito da leitura e promover e valorizar a cultura regional.