Início Destaque Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma mais duas mortes por influenza no município

Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma mais duas mortes por influenza no município

33
0
COMPARTILHAR

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma, nesta segunda-feira, dia 09 de abril, mais duas mortes por influenza no município. Com estas duas confirmações, são 04 mortes por influenza na cidade.

Dos 6 casos de óbito que estavam sendo investigados, 4 então estão confirmados e em um foi descartado o vírus da gripe. Existe um resultado ainda sendo aguardado.

Os casos confirmados são de uma bebê de três meses, uma idosa de 70 anos, uma jovem de 20 anos e um rapaz de 19 anos.

Além dos óbitos, existem 12 casos de internação com suspeita da doença.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 23 de abril a 01 de junho de 2018, sendo 12 de maio o dia de mobilização nacional.

Em outubro de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a resolução 2.696/2017, definindo a composição da vacina para este ano. As vacinas influenza trivalentes deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e Influenza B.

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Os sintomas de influenza são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone: (12) 3629-6232.